Questão Comentada Exame de Suficiência 19

(CFC/2016.1/Q01/Bacharel) Assinale a opção que representa a CORRETA associação entre o fato contábil e o seu registro no Balanço Patrimonial.

a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo.
b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamentos a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo.
c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido.
d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo.

Comentário: Vamos analisar cada alternativa:
a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo. FALSO, a compra a prazo provoca o aumento no Passivo.
D – Mercadoria (Ativo)
C – Fornecedores (Passivo)
b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamentos a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo. VERDADEIRO, como no lançamento do item anterior uma conta de débito aumentando no Ativo e uma conta de crédito aumentando no Passivo.
D – Seguros (Ativo)
C – Seguradora (Passivo)
c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido. FALSO, o lançamento de débito em uma conta do Ativo provoca seu aumento ao passo que um lançamento de crédito em uma conta de Patrimônio Líquido provoca seu aumento.
D – Móveis e Utensílios – exemplo (Ativo)
C – Capital a integralizar (Patrimônio Líquido)
d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo. FALSO, para visualizarmos esse lançamento com três contas vamos recorrer ao uso do razonete:

Questão 19

Como podemos ver no exemplo a seguir considerando que as mercadorias compradas anteriormente tenham o valor de 30, o pagamento aconteceria em dinheiro a fornecedores nesse mesmo valor de 30. Esse tipo de lançamento pode ser representado por:

C – Caixa (Ativo) diminui
D – Fornecedores (Passivo) diminui

O lançamento de pagamento em dinheiro a fornecedores provoca a diminuição de ambas as contas.
Gabarito: B.

Quer participar do Grupo de Estudos com materiais, cronograma, questões comentadas e simulados para o Exame de Suficiência 2016.2? Para mais informações clique aqui.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!